Introdução

As organizações estão sempre em busca de inovações para a atrair novos clientes. Hoje, a velocidade das trocas de informação entre empresas e consumidores já superou um click. Com apenas um "touch" podemos compartilhar fotos, localizações, ideias e notícias. E como a revolução das redes de informação tem transformado os processos e as estratégias das organizações? Você só precisa de um "click" ou um "touch" para saber mais!

Contextualizando...

Todos sabem que a tecnologia vem avançando cada vez mais e cada vez mais rápido. Na medida que a mesma avança, o trabalho humano nas organizações fica mais complexo.
O mundo corporativo vem passando por inúmeras mudanças e, portanto, as organizações precisam ficar ligadas para acompanhar essas transformações. Porém, esta não é uma tarefa fácil: para se manter atualizado no mercado, é necessário possuir uma equipe sintonizada com o negócio e em sintonia com o que fazem.

A solução?! É simples: 
A INTELIGÊNCIA COLETIVA. Trata-se de um fenômeno resultante da sinergia que os grupos apresentam quando interagem orientados por objetivos comuns, combinando as inteligências individuais, a fim de criar soluções inovadoras.


Este blog pretende mostrar uma visão sobre como a gestão da informação e do conhecimento ocorre nas organizações. Mas, primeiramente, é necessário dominar alguns conceitos básicos:


Cognição Social: conhecimento do modo como os pensamentos, sentimentos e ações de cada um são influenciados pelo ambiente social. Trata-se de uma competência cognitiva que permite que as pessoas saibam como se comportar em diversas situações. Essa capacidade depende da forma de pensar de cada um, suas crenças, educação, e também das normas e regras implícitas responsáveis pelas relações interpessoais


Inteligência Social: habilidade desenvolvida, através do contato com as pessoas e do ambiente social, para administrar sentimentos e compreender os outros. Entre suas funções, encontram-se: conhecer a si próprio, captar as necessidades do próximo e respeitar os relacionamentos na sociedade, resultando na melhoria da comunicação e em relações mais prósperas, uma vez que esta atenta-se à forma de como o indivíduo ocupa seu espaço nos ambientes coletivos.




Inteligência Coletiva: combinação das inteligências individuais com as compartilhadas pela sociedade. Trata-se de uma inteligência distribuída por toda parte, onde o ser humano pode pensar e compartilhar suas ideias com outras pessoas, através de recursos como a internet, possibilitando a aprendizagem coletiva e a troca de conhecimentos.

Ficou claro?! Esperamos que sim!
Agora navegue nos post da aba "Início" para saber mais sobre como as tecnologias da informação vem sendo empregadas para auxiliar na gestão das empresas.



KERDNA. Inteligência Social. Disponível em: <http://inteligencia-social.info/>. Acesso em: 25 de março de 2014.
CRE MARIO COVAS. Pierre Lévy, o defensor da inteligência coletiva. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001>. Acesso em: 25 de março de 2014.
Lévy, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2004.